Oficinas de Xilogravura / MAM – Bahia

You are currently viewing Oficinas de Xilogravura / MAM – Bahia

Carioca e moradora da Bahia, Mariana Lannes é Artista Plástica e Produtora Cultural, começou seu trabalho com gravura a partir da transferência de gravuras em peças de cerâmica, e depois aprendeu técnicas de xilogravura nas oficinas de processos criativos do MAM/Bahia, com o professor Raimundo Mundim. Hoje, tem seu próprio ateliê de cerâmica (@rubi.ceramicas) em Salvador/Bahia, desenvolve obras com Xilogravura, e trabalha como produtora de diferentes artistas e escrevendo projetos para editais do Brasil inteiro, com foco principal em disseminar a cultura e a arte de comunidades quilombolas e espaços pouco alcançados pela grande mídia.

A obra selecionada para ser publicada aqui foi O VENTO QUE SOPRA MEUS OUVIDOS, uma xilogravura permeada de uma textura bruta da madeira, que retrata Iansã, uma orixá e divindade das religiões afro-brasileiras, que é associada aos ventos e tempestades, e representa uma força feminina muito intensa e potente, inclusive apelidada como a grande “deusa guerreira”.

102DC06B-EF9E-411B-B6EA-B4BC1D899BA5.jpeg

Mariana Lannes

Carioca e moradora da Bahia, Mariana Lannes (@mariana__lannes) é Artista Plástica e Produtora Cultural, começou seu trabalho com gravura a partir da transferência de gravuras em peças de cerâmica. Tem seu próprio ateliê de cerâmica (@rubi.ceramicas) em Salvador/Bahia, desenvolve obras com Xilogravura, e trabalha como produtora de diferentes artistas e escrevendo projetos para editais do Brasil inteiro, com foco principal em disseminar a cultura e a arte de comunidades quilombolas e espaços pouco alcançados pela grande mídia.

Leave a Reply

This Post Has 2 Comments

  1. VN

    I feel the power of the goddess emanating from your print!

    Vicki from the PDiM team